Publicado por: lucasvmbs | 2 de novembro de 2010

Tire os óculos

As pessoas são excessivamente preocupadas com a opinião alheia. Por mais que você esteja lendo isso agora e pensando “não, eu não sou”, eu digo “sim, você é”. Em alguns casos as pessoas são absurdamente influenciadas pela opinião pública, e em outros casos é mais inconsciente. Mas quase sempre são influenciadas.

Coloque um fone de ouvido com uma música ótima, que você goste muito, animada, e saia pelas ruas cantando muito alto e dançando. E sem beber nada. Duvido. Quem fizer isso me mande o vídeo que eu dou um prêmio surpresa. Ninguém faz isso porque as pessoas têm vergonha. Vergonha de conhecidos e até mesmo de estranhos, que provavelmente nunca mais verão na vida.

Se eu visse alguém cantando e dançando na rua com fones de ouvido, acharia muito legal. Muita gente também acharia legal, tenho certeza. Mas mesmo que todo mundo achasse que o dançarino dos fones fosse louco, qual o problema? O que a opinião dessas pessoas iria alterar na vida dele? Nada.

E essa preocupação está em tudo que fazemos. Das roupas que vestimos aos costumes. Em tudo. Somos bichinhos moldados pela sociedade. Se tivéssemos nascido na Palestina, talvez achássemos legal ser um homem-bomba. O melhor churrasqueiro que você conhece, se tivesse nascido na Índia não comeria carne de vaca, pois é sagrada. E assim vamos, como um rebanho, seguindo os passos do coletivo que nos rodeia.

E chorar, é feio? Óbvio que não é legal, ninguém gosta de chorar de tristeza. É um momento ruim. Mas não é feio, tampouco vergonhoso. E num enterro ou velório é mais natural ainda. Então por que as pessoas usam óculos escuros? Seria pra esconder ou tentar camuflar um choro? Obviamente que não estou falando de enterros ao ar livre, onde tem sol e o uso dos óculos se justifica.

Mas, sobretudo em velórios fechados: pra que os óculos? Acho isso muito inexplicável. Primeiro porque é uma resposta à pressão social num momento em que a gente não devia se preocupar com nada de irrelevante, muito menos com isso. E segundo que é uma preocupação bisonha, visto que não tem problema nenhum chorar.

E óbvio que eu, mesmo escrevendo isso e sabendo disso tudo, também sou mega-influenciado pela sociedade. Influenciado e pressionado. Mas quando me dou conta da bizarrice sem nexo que estou fazendo, tento ignorar tudo e agir conforme o bom senso e a lógica. Não vou mais de óculos escuros a enterros. “Estou chorando sim, qual o problema?”

Em compensação, levar os óculos para o cinema não seria má ideia. Se eu começar a me emocionar em público assistindo a um Marley & Eu, com certeza vou tentar engolir o choro. Não me pergunte por quê. Sou apenas uma ovelhinha. Béééé.

Responses

  1. Cara, muito bom teus textos.
    Uma visão mais do que realista do mundo.


Deixe um comentário

Categorias

